Depressão duplicou durante quarentena de COVID-19.

Quase todos os dias lemos notícias em jornais, revistas e redes sociais no mundo inteiro relatando aumento de casos de depressão. No Brasil o caso não é diferente.


Pessoas em quarentena ou na linha de frente do combate à doença, como os profissionais de saúde, vêm apresentando quadros de estresse, depressão, medo, raiva e tristeza profunda. Sem falar nos danos à saúde mental em segmentos específicos da população, como os infectados, os que fazem parte de algum grupo de risco, caso dos idosos e indivíduos com problemas psiquiátricos.


Há o medo de ser exposto, ficar doente e morrer, assim como o de perder amigos e parentes. Como efeitos secundários há os problemas econômicos, como o medo de perder o emprego ou parte da renda. Índices de suicídio aumentam quando a economia vai mal, as pessoas se estressam mais quando os tempos são ruins.


O estresse prolongado, as baixas perspectivas de melhoras no cenário atual em curto prazo, a falta de contato social e físico, a perda da rotina, levam as pessoas a entenderem que a vida não tem mais sentido com o que foi perdido e se adoecem mais. A vida na quarentena se tornou sem reforços positivos, sem prazeres que antes eram realizados. Todos esses fatores mostram que a depressão duplicou durante a quarentena de COVID-19.


O caminho para a melhora em casos de depressão não é simples, pois a depressão é uma doença crônica e precisa de tratamento adequado. Em casos leves, mudanças para hábitos mais saudáveis e a busca por novos prazeres cotidianos podem ajudar bastante, além da prática de relaxamento e atividades físicas. Em casos de depressão moderado a grave, o caminho é a procura por profissionais qualificados para realizar o tratamento correto, seja ele psicológico ou psiquiátrico.


Durante a quarentena essa busca por profissionais pode ficar ainda mais simples com o uso da internet. Em poucos cliques você pode encontrar profissionais atendendo presencialmente e pela internet, pela modalidade online. Aqui na Libertá Psicologia temos profissionais capacitados para atender diversos casos de depressão em várias faixas etárias, inclusive na modalidade online. Clique aqui e saiba como funciona a terapia online.



Patrícia Machado da Silva






























Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

EQ. 52/54, Projeção 09

Edifício Central, sala 503,

Setor Central, Gama-DF

Tels: 061-4141-9004
        
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon