5 dicas top: Férias dos Filhos e Pais Trabalhando


Férias chegando e os pais se perguntando o que fazer com as crianças nesse período sabendo que estarão trabalhando normalmente o dia todo. Essa é uma questão muito importante, tendo em vista a segurança, a logística e o planejamento para esses dias do ano com os filhos. Tendo em vista esse desafio das crianças de férias e pais trabalhando, separamos algumas dicas sobre o que fazer para driblar esse desafio anual:


Dica #1: Planejamento


Planeje com calma quando e como as férias poderão acontecer. Veja as datas das férias dos seus filhos para começar. Tenha em mãos o calendário escolar para verificar o início e o fim das férias. Depois, siga as dicas abaixo para analisar o que pode ficar mais viável para a família.



Dica #2: Pesquisar uma Colônia de Férias na sua cidade


As colônias de férias são bem legais e as crianças adoram. Pesquise em sua cidade locais, preços e datas. E converse com os filhos para ver se eles se interessam pela proposta da colônia de férias.


Existem colônias de férias de culinária, de moda e beleza, de corte e costura, de diversão, pedagógicas, e muitas outras. Umas oferecem as atividades por meio período e outras oferecem o dia todo, ou seja, período integral. Se você trabalha em horário reduzido ou tem alguém para levar e pegar os na colônia de férias, opte por meio período. Se você trabalha fora o dia todo e não tem quem possa transportar os filhos, escolha uma de período integral.



Dica #3: Faça rodízio com vizinhos ou familiares


Se a colônia de férias for uma opção que não caiba no orçamento, veja com antecedência se é possível fazer um rodízio com vizinhos da rua ou do prédio ou familiares.


Funciona mais ou menos assim: a cada dia da semana, uma casa recebe as crianças para oferecer atividades de lazer e refeições. O anfitrião deve preparar a casa, ver a quantidade de crianças para o dia, a quantidade de alimentos e bebidas e o que vai oferecer para a diversão. Se for em casa, é possível alugar um pula pula ou outro brinquedo inflável, além de pensar em atividades de artes, por exemplo.


As outras famílias levam as crianças com pertences pessoais, como roupas extras e brinquedos pessoais. Vale também ajudar levando um prato ou dividir as despesas com os aluguéis dos brinquedos.



Dica #4: Providenciar uma babá ou familiar para ficar com as crianças


Se você preferir você também pode considerar conversar com um familiar sobre ficar com seus filhos durante uma semana ou duas. A pessoa escolhida pode ser os avós, uma tia, uma sobrinha ou outra pessoa da família.


Nesse caso você pode ter duas opções: a primeira é pedir para que essa pessoa fique na sua casa e cuide das crianças para você. A segunda opção é você levar os filhos até à casa do familiar. Em todo caso é sempre de bom tom colaborar com algo, tipo levar o lanche ou oferecer um pagamento para as despesas.



Dica #5: Brinque com as crianças após chegar em casa


Mesmo com as dicas acima, você estará tranquilo sabendo que as crianças estarão bem e em boas mãos enquanto você estiver no trabalho. Mas após chegar do trabalho, os filhos estarão dispostos e cheios de energia querendo estar com os pais em casa.


Após um descanso, porque aliás nós merecemos, brinque com seus filhos em casa e tenha um tempo de qualidade com eles. Vale tudo para entreter as crianças e com idéias bem simples: fazer cabana na sala, fazer um doce especial, jogar um joguinho de tabuleiro, ver um filme com pipoca, jogar vídeo game, brincar de casinha, acampar no quintal. Nos finais de semana vale conferir a programação infantil da sua cidade, pois nessa época são oferecidas muitas opções gratuitas para as férias.


E lembre-se do mais importante: TER TEMPO DE QUALIDADE COM OS FILHOS. Esteja com os seus filhos de corpo e alma, por inteiro. Entregue-se a cada dia deles de verdade. Deixe o celular, trabalho e estudos um pouco de lado e curta o momento presente com eles. Aliás, serão esses momentos os mais felizes da vida deles!


Boas férias!



Escrito e publicado por Patrícia Machado - Psicóloga CRP 01/9368 da Clínica Libertá Psicologia.





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

EQ. 52/54, Projeção 09

Edifício Central, sala 503,

Setor Central, Gama-DF

Tels: 061-4141-9004
        
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon