O desgaste familiar durante o isolamento social



A rotina de muitas famílias antes do isolamento social já era marcada por diversas situações que incomodavam, como deixar a tampa do vaso aberta, deixar toalhas molhadas em cima da cama e louça suja acumulada para lavar. O que antes era resolvido com poucas palavras e pedidos de desculpas, hoje essas situações podem levar a maiores desgastes familiares e tolerância zero.


Quem está constantemente em casa parece ver tudo fora do lugar e junto com as instabilidades econômicas, da perda rotina e isolamento dos familiares, o lado emocional de todos fica sobrecarregado, gerando assim reações intensas de impaciência e nervosismo.


O convívio intenso leva os familiares a se conhecerem melhor, inclusive aquele lado inseguro, indefeso, sobrecarregado, vulnerável e carente. Como isso é algo extremamente novo, as pessoas não sabem conviver com esse lado antes desconhecido. Junte a isso o acúmulo de tarefas e a falta de privacidade que nem sempre é percebida pelos outros membros da família.


O resultado da falta de reconhecimento das próprias emoções e das emoções dos outros facilitam o aparecimento de comportamentos inadequados e irritadiços, como as indiretas, as birras, reclamações. Outros ficam facilmente magoados e ressentidos porque os outros não foram capazes de reconhecer suas necessidades e não ofereceram para ajudar.


O desgaste familiar durante o isolamento social pode ser amenizado com certeza. Uma das primeiras coisas a se fazer é reconhecer os sentimentos negativos em relação a si mesmo e tentar perceber o mesmo nos outros membros da família, aceitando que todos estão tendo dificuldades nesse momento e que precisam de ajuda mútua para superar os conflitos.


Outro ponto importante para diminuir o desgaste familiar é fazer combinados, onde cada um realiza tarefas domésticas de acordo com as necessidades da casa. Dessa forma nenhum membro da família fica sobrecarregado e todos tem a percepção de que estão colaborando em equipe. E por falar em equipe, é uma boa hora para cozinhar em equipe, pintar, brincar e interagir como uma boa equipe que é uma família.


Caso você perceba que o desgaste familiar está muito grave, não hesite em conversar com alguém e procurar ajuda profissional. Aqui na Libertá Psicologia temos profissionais capacitados para lhe ajudar presencialmente em nossa unidade ou pelo atendimento online. Conte com a gente.





Escrito por Patrícia Machado da Silva














Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

EQ. 52/54, Projeção 09

Edifício Central, sala 503,

Setor Central, Gama-DF

Tels: 061-4141-9004
        
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon