Existe contrato na terapia?


Sim! existe contrato na terapia.


Ele pode ser chamado de combinados, regras ou Termo de Prestação de Serviços. Nele estão elencadas as regras e combinados para profissionais e pacientes.


O contrato na verdade nada mais é do que explicar ao paciente as condições para ele ser atendido pela clínica ou profissional. Essas condições e regrinhas dizem respeito ao funcionamento do processo da terapia ao longo dos meses.

Em geral as regrinhas são essas:

1- dias e horários das sessões

2- regras para faltas e atrasos

3- procedimentos nas férias e feriados

4- formas e prazos para pagamentos

5- regras dos convênios para o paciente

7- sigilo profissional

8- regras e prazos para remarcações e desmarcações. Cada profissional ou clínica decide as suas regras e prazos específicos de acordo com suas preferências e condições de trabalho. O mais importante é deixar claro desde o início como tudo acontecerá durante o processo da terapia.


Existem profissionais que preferem não trabalhar com um contrato ou regras escritas. Nesse caso as regras da terapia são passadas oralmente e combinadas desde o início do processo. Independente da forma que o profissional ou a clínica trabalhe, seja passando as regras por escrito ou oralmente, o mais importante é esclarecer como a terapia funciona logo na primeira sessão, para que a terapia possa ocorrer sem imprevistos ou chateações futuras para ambas as partes.








Texto de Patrícia Machado

Psicóloga clínica

CRP 01/9368








.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

EQ. 52/54, Projeção 09

Edifício Central, sala 503,

Setor Central, Gama-DF

Tels: 061-4141-9004
        
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon