Please reload

Posts Recentes

Terapia online na Libertá Psicologia

August 14, 2020

1/7
Please reload

Posts Em Destaque

As tarefas domésticas ensinam valores e virtudes primordiais à criança

 É em casa que se aprendem virtudes, modelos de conduta, boa comunicação, disciplina,  a capacidade de resolver problemas, a criatividade para enfrentar desafios e tantas outras habilidades. A escola tem o papel de ensinar conteúdos e fortalecer ainda mais o que é aprendido em casa.

 

Fazer pelos filhos as tarefas pelas quais eles são responsáveis e plenamente capazes é um grande erro. Essa atitude superprotetora impede o desenvolvimento de certas virtudes necessárias para a formação humana.

 

A criança se sente aceita, útil e querida diante de uma responsabilidade simples. O que para um adulto é ato rotineiro, para eles se apresenta como algo novo e uma oportunidade para aprender mais. Uma boa abordagem é propor metas e evitar ordens. Por exemplo, dizer: “Você seria capaz de arrumar os seus brinquedos hoje?”. Também é importante celebrar os sucessos da criança em cada nova tarefa.

 

Deve-se começar com tarefas básicas, como recolher os brinquedos, organizar o quarto, recolher a roupa suja, pôr a mesa ou alimentar o animal de estimação da casa. Gradualmente, os pais devem ir aumentando o grau de dificuldade e o número de atividades. No caso dos adolescentes, as tarefas devem ser mais complexas, como preparar refeições simples e lavar roupas.

 

É importante que os pais mostrem a seus filhos como se realiza cada atividade, pois as crianças precisam saber com exatidão o que se espera delas. Por isso mesmo, é recomendável ensinar-lhes uma tarefa de cada vez, para não confundi-las, sobretudo quando são pequenas.

 

Por último, é preciso explicar às crianças por que ajudar é importante para si mesmos e para toda a família.

 

#1 – Desenvolver habilidades

 

Crianças que ajudam nas tarefas domésticas desenvolvem um conjunto de habilidades que irão beneficiá-las para o resto da vida. Afinal, todos nós precisamos saber como limpar, cozinhar, lavar, passar, fazer compras, entre outras coisas, a fim de aproveitar ao máximo nosso tempo e dinheiro ao longo da vida.

 

#2 – Responsabilidade

 

Dar a seu filho uma tarefa específica ou uma área específica da casa para cuidar irá ajudá-lo a aprender a ser responsável. Poderia ser o seu quarto, um animal de estimação da família, ou seus brinquedos, por exemplo. Coisas que se relacionam diretamente as crianças são ótimas para fazê-los ver como é bom manter as coisas organizadas e limpas.

 

#3 – Respeito

 

Envolver a criança nas tarefas de casa faz com que ela tenha mais respeito pela própria casa e pelas pessoas que vivem lá. Por exemplo, a criança que arruma seu próprio quarto terá mais respeito por este espaço do que aquela que não se preocupa com esta atividade e encontra sempre tudo pronto. E assim as crianças crescem mimadas e com sérias dificuldades pela infância e vida adulta.

 

#4 – Orgulho

 

As crianças se sentem orgulhosas por suas realizações, por isso ajudar com as tarefas da casa pode dar-lhes um sentimento de orgulho todos os dias, e elogiando seu trabalho fará com que eles queiram fazer ainda mais. Eles se sentirão felizes por contribuir com a casa, e não serem apenas um espectador.

 

#5 – Planejamento

 

Quando a criança começa a ganhar responsabilidades, logo ela começará a planejar suas tarefas, pensar no futuro e no que precisa ser feito. Por exemplo, se uma das tarefas do seu filho é manter o quarto organizado, ele terá que se planejar para organizar uma área do quarto todos os dias: em um dia a cômoda, no outro o guarda roupa, no outro a prateleira de livros, etc.

 

#6 – Independência

 

As crianças que ajudam nas tarefas de casa se tornam independentes mais cedo. É claro que as crianças precisam de seus pais para viver e fazer inúmeras coisas, mas quanto mais eles souberem “se virar sozinhos” mais livres e felizes serão.

 

#7 – Trabalho em equipe

 

Ser parte de uma família que vive sob o mesmo teto significa que você é parte de uma equipe, e ser capaz de trabalhar em equipe só pode beneficiar as crianças mais tarde na vida. Trabalho em equipe envolve união, aprendizagem, motivação, colaboração, atenção e muitas outras habilidades.

 

#8 – Ocupação

 

Quem tem filhos já deve ter ouvido a frase “Não tenho nada pra fazer”. É claro que eu não devemos encher seus filhos de tarefas para eles não terem tempo livre, mas pequenos afazeres ao longo do dia farão com que eles se sintam mais ocupados e reclamem menos de “não ter nada pra fazer” ou que permaneçam o dia todo dentro do quarto em celulares e tablets conectados à internet.

 

Então… Todas estas razões para fazer as crianças ajudarem com as tarefas domésticas mostram que eles  vão crescer com um grande conjunto de habilidades que irão beneficiá-los ao longo de suas vidas. É claro que as tarefas precisam ser adequadas para a idade da criança, ok?!

 

Para saber mais, fale com a psicóloga.  Para saber como podemos ajudar você e seu filho, veja como funciona nosso Programa de Orientação de Pais. 

 

Por Psicóloga Patrícia Machado (CRP 01/9368).

MBA em Clínica Interdisciplinar da Infância e Adolescência e Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga