Please reload

Posts Recentes

Terapia online na Libertá Psicologia

August 14, 2020

1/7
Please reload

Posts Em Destaque

Quais os benefícios dos avós na vida dos netos?

 Uma das relações mais benéficas dos seres humanos é entre avós e netos. Uma pesquisa revela que os benefícios da convivência para ambos vão além do que pensamos. Este post é dedicado com muito carinho aos avôs e avós que amamos.

 

Em Julho comemoramos o dia dos avós, para ser mais específica, dia 26 de Julho. Essa data tem a sua mais bela importância, pois reforça laços familiares e joga um olhar diferenciado para a figura dos papéis de avós na atualidade e no cuidado e educação das crianças.

 

Segundo um estudo, feito pelo Boston College, nos Estados Unidos, comprova os benefícios.  Durante 19 anos foram estudados 374 avós e 356 netos. O objetivo era entender a influência dessa convivência, tanto na vida das crianças. como na dos idosos.

 

Os benefícios da convivência para os avós 

 

Para os avós, a conexão permite contato com uma geração muito mais nova e, consequentemente, uma abertura a novas ideias. Os netos ensinam sobre as novas tecnologias, vestimentas, regras de convivência e outras informações atualizadas.

 

Os avós também costumam passar às novas gerações muitas histórias sobre o passado, o que é enriquecedor para qualquer criança. As crianças aprendem a respeitar as diferenças entre as gerações, entendem como era viver na época deles e a contextualizar os comportamentos dos avós.

 

Além de tudo isso, os pesquisadores também concluíram que a relação avós-netos pode ajudar a diminuir sintomas depressivos para ambas as partes. Mas para os avós, os netos trazem uma sensação de vida, juventude e energias renovadas.

 

A convivência é muito benéfica para ambos, especialmente porque os avós estão, na maioria das vezes, em uma etapa da vida em que podem aproveitar os netos melhor do que aproveitaram os próprios filhos. Podem levar para passear, brincar, e tudo mais.

 

A convivência com os netos também ajuda os idosos a ficarem mais ativos fisicamente, porque a criança estimula os avós a realizarem atividades que exigem movimentação constante, como andar no parque, shoppings, brincar de jogos de correr e esconder, etc.

 

Os benefícios da convivência para os netos 

 

Para os netos, a convivência é muito vantajosa. Os idosos oferecem a sabedoria adquirida durante a vida – e esse conhecimento acaba sendo incorporado pelas crianças quando elas se tornam adultas.

 

A companhia dos avós faz com que a criança perceba como é ser mais velha e que a velhice acarreta algumas doenças e limitações. Fazer parte desse convívio ensina que eles devem ser respeitados, assim como suas diferenças e limitações.

 

Os avós ajudam a formar a personalidade da criança. Isso porque é justamente nos primeiros anos da infância que são delineadas as principais características de personalidade. Os avós auxiliam reafirmando os vínculos familiares, o senso de união e respeito à individualidade de cada um dos membros.

 

Além de tudo isso, os pesquisadores também concluíram que a relação avós-netos pode ajudar a diminuir sintomas depressivos nas crianças.

 

Não há limites de idade e distância para receber os carinhos e mimos dos avós. Em qualquer lugar podemos estar e falar com eles! A manutenção desses vínculos faz toda a família feliz e mais harmoniosa.

 

Para saber mais, fale com a psicóloga.  Para saber como podemos ajudar você e seu filho, veja como funciona nosso Programa de Orientação de Pais. 

 

Por Psicóloga Patrícia Machado (CRP 01/9368).

MBA em Clínica Interdisciplinar da Infância e Adolescência e Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga