facebook-domain-verification=rfmqu3eh3vy8f2mpk9sc8742h2qial
 

BINGOS

POTE 
TERAPIA

LOGO6.jpg

Os bingos são ideais para você profissional da área clínica ou escolar que: 

 
  • Deseja de um jogo que tenha os principais assuntos o que as crianças, pais e profissionais precisam: escola, amigos, saúde, lazer, opiniões, sentimentos, auxiliar nas decisões
 
  • Precisa de produtos pequenos para facilitar o transporte e acondicionamento, seja em casa, no quarto das crianças ou em consultórios infantis
 
  • Quer um jogo prático e de fácil uso para serem usados sozinhos ou com outros brinquedos existentes em salas lúdicas de atendimento infantil e com os brinquedos que as famílias já tem em casa
 
  • Busca uma linguagem simples e acessível para crianças, adolescentes e pais (adultos) para diversos temas da clínica 
 
  • Não encontra materiais adaptados e prontos para a clínica infantil e adolescente em lojas e livrarias 
  • Prefere um produto digital que você possa imprimir e usar quantas vezes quiser

Conheça todos os bingos da Pote Terapia

11.png
WhatsApp Image 2022-02-06 at 16.13.44 (7).jpeg
BINGO ANTI BULLYING

8 cubos com 48 sintomas da depressão. Os sintomas são classificados em: sintomas físicos, sintomas emocionais, sintomas comportamentais

CUBOS BATEPAPO (2).png
WhatsApp Image 2022-02-06 at 16.13.44 (4).jpeg
BINGO DA AUTOESTIMA

5 cubos com 30 perguntas diferentes para você brincar de puxar assunto de um jeito mais lúdico para as crianças

IMG_20190121_150303_651.jpg
IMG_20190121_150303_651.jpg
COMBO ANTI BULLYING

Tabuleiro exclusivo da Pote Terapia para brincar com as cartinhas. Em tamanho A4. 

WhatsApp Image 2022-02-06 at 17.54.01 (1).jpeg

Veja como tudo começou . . . 

Tudo começou com uma psicóloga infantil que fazia orientação de pais em seu consultório de psicologia. 

Essa psicóloga percebeu que muitos e muitos pais e mães de crianças e adolescentes estavam com dificuldades em conversar com seus filhos sobre vários assuntos relacionados à vida deles. 

As principais dificuldades encontradas pelos pais eram essas:

- meu filho se tranca no quarto e não quer conversar com ninguém

- quando eu pergunto como foi o dia ele responde que foi normal ou legal

- não sei o que perguntar para ele

- ele sempre me reponde as mesmas coisas

- ele não sai do computador ou do celular

- ele passa o dia conversando com amigos no celular e fica monossilábico em casa

 

E então a nossa psicóloga pensou: “Como seria bom ter um recurso fácil, lúdico, leve e barato para os pais conversarem com seus filhos e melhorarem os relacionamentos familiares. Vou em busca de materiais disponíveis para apresentar-lhes como solução para eles”

 

Em sua busca por materiais, ela encontrou as seguintes dificuldades:

- os poucos livros encontrados são caros e difíceis de serem encontrados.

- Muitos pais não tem tempo e nem o hábito de ler.

- Os pais que leram os livros sugeridos são souberam o fazer no dia a dia

- Os materiais disponíveis para conversar com crianças e adolescentes na sua maioria são jogos que não abordam o que os pais precisam

- os materiais não são encontrados em qualquer livraria do país

- a maioria dos materiais encontrados são de uso para profissionais de Psicologia e Pedagogia e não para os pais

- os materiais para profissionais são difíceis de serem aplicados em casa pelos pais

- Esses mesmos materiais não são baratos e apenas um produto seria insuficiente para a demanda familiar

Diante das dificuldades encontradas, a psicóloga pensou: “Vou eu mesma criar os materiais que preciso para auxiliar esses pais, crianças e adolescentes aqui em meu consultório”. 

E então a nossa psicóloga começou a criar jogos lúdicos para o seu consultório, acondicionados em latas de achocolatados, farinhas e caixas de camisa e sapatos. Os materiais que ela criou eram em formato de cartinhas, jogos, exercícios em folha, etc.

 

Os materiais também serviam para serem apoio a outros jogos comprados prontos. Seguem os jogos que a psicóloga criou para seus atendimentos:

- Jogo do Paga Mico: prendas para animar as brincadeiras

- Tudo sobre mim: perguntas para crianças falarem de si mesmas

- Jogo da pescaria: jogo para incentivar os atendimentos infantis

- Você conhece seu filho?: atividade para pais e filhos se conhecerem melhor

- Corações dos sentimentos: identificação dos sentimentos em si e nos outros

- Os monstros dos Sentimentos: identificação e manejo de sentimentos negativos

- O jogo do casal: atividade para estimular conhecimento do casal

- Listas de recompensas: para estimular o bom comportamento em casa

- Quadro de recompensas pelo bom comportamento: para atingir e modificar comportamentos negativos

- Complete as frases: para as crianças falarem de si mesmas completando frases

- O trem da vida: para as crianças brincarem de trem sobre a própria vida

 

Os materiais criados por ela passaram a fazer muito sucesso entre as crianças e os adolescentes em seus atendimentos. Os pais queriam fazer em casa e os psicólogos amigos queriam que ela vendesse para eles. 

 

E ela pensou... “Como posso fazer para vender esses materiais? Não dá pra vender em caixas de sapato e com nada reciclável. Também não possuo recursos financeiros para investir em parcerias com editoras nacionais.

 

Para ser um produto de fácil manuseio, leve e barato, além de servir para os brinquedos presentes nos consultórios profissionais, preciso de uma embalagem que tenha as seguintes qualidades: 1. Os produtos precisam ser pequenos para facilitar o transporte e acondicionamento, seja em casa, no quarto das crianças ou em consultórios infantis. 2. eles precisam de uma embalagem pequena também ajuda na redução de custos e barateia o valor final do produto. 3. O produto será o mais artesanal possível com uma identidade própria e de fácil personalização. A palavra chave será simplicidade. 

Para responder a essas questões, surgiram duas possibilidades: caixinhas de papelão ou potes transparentes.  Mas qual delas seria mais fácil para comprar e personalizar? As caixinhas precisam ser encomendadas e rodadas em uma gráfica em grande quantidade, o que se tornaria mais caro e demorado.

 

Os potes podem ter rótulos ou adesivos que podem ser rodados e personalizados à medida que os pedidos forem sendo feitos.

Então é isso! Uma embalagem em forma de pote preenche a quase todas as qualidades que o produto precisa! A embalagem campeã é a de POTE! E como as cartinhas estarão em potes, nada melhor do que a marca do produto ser chamada de POTE TERAPIA!

 

Nossa psicóloga começou a criar perguntas para a primeira linha de produtos: primeiro vieram os 3 potes BATE PAPO, sendo um para cada faixa etária: crianças menores, crianças e adolescentes. Cada pote teria 100 perguntas/frases para assim se jogar por mais tempo ou por mais vezes por vez.

Quase dois anos depois surgiu o primeiro pote protótipo. Com ele a psicóloga brincou com algumas crianças com o jogo da Pescaria, onde para cada peixinho pescado a criança pegava a uma cartinha e respondia ao que estava escrito nela. Ela também brincou de jogo de argolas, onde para cada argola errada, a criança respondia a uma pergunta do pote. Outras brincadeiras e joguinhos foram sendo testados e mesmo usando apenas as cartinhas, a brincadeira e o fluxo de respostas das crianças só aumentava! Com os adolescentes, um bom jogo de tabuleiro estimulou-os a falarem mais de suas vidas sem muita vergonha.

Com a Pote Terapia foi possível fazer crianças e jovens falarem mais e mais de assuntos variados, como escola, amigos, saúde, sentimentos, família, gostos e opiniões, além de auxiliar nas decisões e comportamentos sociais.

 

A Pote terapia se mostrou uma ótima ferramenta para aprender sobre as emoções, sobre si mesmo, sobre o mundo que nos cerca. O segredo está na simplicidade: perguntas simples adaptáveis a qualquer jogo ou situação e que retratam a realidade do público da clínica. 

Atualmente, atendendo a muitos pedidos, os conteúdos dos potes foram transformados em baralhos e são vendidos em arquivo digital em PDF. 

Conheça agora a autora: 

A autora Patrícia Machado 

Sou Graduada em Psicologia pelo UniCeub (2002). Tenho 19 anos de experiência em Psicologia clínica. Fui professora de Língua Inglesa por 14 anos e professora de Psicologia em cursos de Segurança do trabalho. Possuo MBA em Clínica da Infância e Adolescência pela Universidade Católica de Brasília.

 

Sou Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto WP. Sou Especialista em Língua Inglesa pela Universidade Católica de Brasília. Sou também Argilina pelo Curso Argila Espelho da Auto Expressão. Possuo cursos de Orientação Vocacional, Manejo de Perdas e Lutos, Psicodiagnóstico, Mindfulness - Atenção Plena, Pedagogia Sistêmica.

 

Fui psicóloga do programa de rádio "Pais de Hoje" na Rádio Imaculada. Sou Idealizadora e criadora da linha de produtos terapêuticos da Pote Terapia. Sou Palestrante motivacional e de promoção de saúde mental. Sou proprietária, responsável técnica e psicóloga da clínica Libertá Psicologia no Distrito Federal.

 

Amo ser psicóloga. Amo ajudar as pessoas. Amo ver como as pessoas chegam adoecidas e com as vidas comprometidas e saírem revigoradas para seguirem em frente depois da terapia. Hoje atendo online pacientes de Brasília, do Brasil e fora do Brasil.

Ficou alguma dúvida? 

Chamar no Whatsapp